3 Xaropes para aliviar a Tosse

A tosse é um sintoma que reflete a saúde do aparelho respiratório, é um processo natural que surge a partir de uma irritação. A tosse é benéfica, pois é o meio que o corpo encontra de expulsar a secreção ou corpos estranhos, impedindo que os mesmo cheguem até os pulmões. Mas nem sempre ela pode ser um bom sinal, ainda mais se a tosse for frequente e vier acompanhada de muco.

Quando a tosse não apresenta secreção é sinal que o problema está na garganta, sendo indicado tomar algo que hidrate e tranquilize a garganta, já a tosse com secreção acontece quando o problema está nos brônquios ou pulmões e é necessário que aconteça a expectoração destas secreções, pois é maneira de limpar o organismo. Assim é necessário não esconder o sintoma e tratar diretamente a causa ou o muco pode ir se acumulando nos brônquios, podendo causar bronquiolites.

Conheça alguns xaropes para acalmar e tratar a tosse:

Xarope de abacaxi

O abacaxi é ótimo para tosses com secreção, pois além de ser rico em vitamina C e ajudar a fortalecer o sistema imunológico, ele ainda possui uma enzima chamada bromelina. Esta enzima tem função mucolítica, que ajuda a diminuir a espessura do muco, eliminando as secreções e toxinas dos pulmões. Assim age como um expectorante e favorece a limpeza pulmonar.

Esta enzima também tem a propriedade anti-inflamatória, desinflamando as vias respiratórias e promovendo uma melhor circulação do ar.

Como preparar: 1 abacaxi, 1/2 litro de água, 1 litros de mel, cravo e canela a gosto.

Lave bem o abacaxi para poder utilizar a casca, se assim preferir, pique a fruta nos menores pedaços que puder e coloque-o em uma panela com alguns cravos e um pau de canela. Deixe cozinhar até soltar sua água, por cerca de 10 minutos, acrescente a água, espere amornar e desligue o fogo. Quando a mistura estiver fria, acrescente o mel e bata tudo no liquidificador. O xarope deve ser conservado em um pote de vidro esterilizado com tampa e em lugar fresco ou geladeira.

Quando mais água o abacaxi soltar, menos será a quantidade de água adicionada. O xarope deve ter uma textura grossa e líquida. Se desejar, coe antes de guardar.

Recomenda-se consumir o xarope 4 vezes ao dia, 1 colher de sopa para adultos e doses menores para crianças.

xarope tosse

Xarope de agrião

Esta folha, normalmente usada em saladas, possui muitas propriedades medicinais, sendo seu uso mais comum no combate à tosse e outros problemas nas vias respiratórias, ele colabora com a diminuição dos sintomas de asma e bronquite.

O agrião tem vitamina A, complexo B e muita vitamina C. Nos seus talos há uma considerável quantia de iodo, e é excelentes fontes de ferro e cálcio. Também contem propriedades que acalmar a tosse, eliminam secreções pulmonares, descongestiona as vias nasais e amolece os tecidos, impedindo inchaços.

Este xarope também pode ser utilizado como estimulante para o apetite, um ótimo substituto para o Biotônico, também contribuindo para uma melhor digestão. Além da cura respiratória, ele é ótimo para o fígado, combate o ácido úrico, evita pedras nos rins, ameniza os efeitos tóxicos da nicotina no organismo e reforça o sistema imunológico.

Como preparar: Utilize 1 punhado de folhas e talos de agrião, ½ xícara de mel, 1 xícara de açúcar e 3 xícaras de água.

Lave bem as folhas e talos e corte ou triture em pequenos pedaços. Coloque em uma panela juntamente com 3 xícaras de chá de água fervente e abafe por cerca de dez a quinze minutos. Filtre e acrescente uma xícara de chá de açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não grudar na panela. Cozinhe até formar uma calda, deixe descansar com o recipiente tampado até que esfrie e acrescente o mel. Guardar em vidro esterilizado, em ambiente fresco ou na geladeira.

Xarope de Cenoura

A cenoura normalmente é utilizada em casos de tosse sem secreção. Ela é uma ótima antisséptica e anti-inflamatória, desinflamando e limpando a região afetado, a garganta. Além de amenizar a tosse e acalmar a garganta, ela combate micróbios, estimula o apetite, o sistema linfático e o sistema nervoso, ainda age como rejuvenescedora, remineralizante e suavizadora da pele.

Como preparar: Utilize 1/2 Kg de cenouras orgânicas e 100 a 250 gramas de açúcar mascavo orgânico.

Rale as cenouras e coloque em um recipiente de vidro e esterilizado. Adicione o açúcar mascavado por cima das cenouras até as cobrir por completo. Deixe coberto com um pano, macerando durante 24h e o seu xarope estará pronto. Se preferir pode retirar as cenoura e aproveita-las em refeições, recomenda-se tomar1 colher de sopa antes das três refeições e uma antes de deitar. Se necessário pode aumentar a dose.

Outra opção é o xarope de própolis ou adiciona a tintura junto ao mel, que deve sempre ser agregado quando a mistura estiver fria.

Verifique as contra indicações dos alimentos que você consome, opte por produtos orgânicos e de produção local. Preze pelo equilíbrio, evitando excessos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *